Rental Software - Vivorental.com

Info:
- Aluguel de Computadores para consultorios, com toda a suporte: Convex
- Aluguel de multifuncionais, com toner, cilindro e suporte: Convex
- Adovagados - Previdenciario, DPVAT, Civil, Familia e Criminal - em Sinop / MT
- CRM, Proposal, Contracts and Invoices Management tool for small business
- CRM FOR RENTAL COMPANIES

Bula Medicamento - Caltrateâ 600 + M


Caltrateâ 600 + M

Carbonato de cálcio + Associação

Suplemento de cálcio, vitamina D e minerais

Uso oral

Uso adulto


Forma farmacêutica e apresentações referentes a esta bula - CALTRATEâ 600 + M: Frascos com 30 e 60 comprimidos revestidos.

Composição - Cada comprimido contém: Cálcio (como carbonato de cálcio) 600 mg (60%*); Vitamina D3 (colecalciferol) 200 UI (100%*); Zinco (como óxido de zinco) 7,5 mg (107%*); Cobre (como óxido cúprico) 1,0 mg (111%*); Magnésio (como óxido de magnésio) 40 mg (15%*); Manganês (como sulfato de manganês) 1,8 mg (78%*); Boro (como borato de sódio) 0,25 mg (**). Excipientes: Maltodextrina, celulose, óleo mineral, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio, laurilsulfato de sódio, corante amarelo, corante vermelho, corante azul, gelatina, crospovidona, ácido esteárico e estearato de magnésio. (*%: Teor em porcentagem referente à quantidade mínima diária recomendada para adultos. (**: Não estabelecido).

Informações técnicas aos profissionais de saúde

Características farmacológicas - O cálcio é um elemento mineral necessário para diversas funções orgânicas, como, por exemplo, formação dos ossos e dentes, coagulação sangüínea, contratilidade muscular, função nervosa e também nos sistemas de transporte da membrana celular. A vitamina D desempenha importante papel no metabolismo ósseo, regulando a absorção e o transporte transcelular do cálcio. As alterações nesse metabolismo refletem-se no tecido ósseo, uma vez que o cálcio do esqueleto está em equilíbrio constante com o plasmático. Desta forma, a mineralização normal dos ossos depende da quantidade total de cálcio no organismo. As necessidades nutricionais de cálcio e vitamina D variam de acordo com a idade e são estabelecidas e padronizadas. A tabela a seguir relaciona a ingestão diária recomendada (IDR) de cálcio e vitamina D pelo Ministério da Saúde do Brasil:

Cálcio elementar (mg) Vitamina D (UI)
Adultos 1000 200
Grávidas 1200 200
Lactantes 1000 200


CALTRATEâ 600 + M tem em sua fórmula o carbonato de cálcio que produz 40% de cálcio elementar, fração disponível para a absorção intestinal. A absorção do cálcio pode ser aumentada, entre outros fatores, pela presença de alimentos no estômago, pela deficiência de cálcio do organismo e ainda pela presença de vitamina D. Após a absorção, o cálcio irá distribuir-se no organismo entre plasma, fígado, ligado às proteínas (45%) e em equilíbrio com o tecido ósseo. A excreção do cálcio é feita em cerca de 80% pelas fezes e em 20% pela urina. CALTRATEâ 600 + M é especialmente formulado com carbonato de cálcio, que tem biodisponibilidade tão boa quanto a do leite, e vitamina D, elemento essencial na manutenção de ossos saudáveis, uma vez que contribui para a absorção do cálcio pelo organismo, na prevenção da perda de cálcio dos ossos e na manutenção dos níveis sangüíneos de cálcio e de fósforo. Há evidências de que a suplementação de cálcio e de vitamina D associada à de magnésio, zinco, cobre, manganês e boro podem desempenhar um importante papel na prevenção da osteoporose. Magnésio está diretamente envolvido no metabolismo ósseo, ajudando na sua formação e aumentando a sua densidade óssea na osteoporose pós-menopausal. Zinco e cobre ajudam a diminuir a perda óssea decorrente da idade. Cobre é um componente importante do metabolismo normal dos ossos nos processos de conservação e restauração óssea. Manganês também atua na formação óssea. Boro é importante para o metabolismo do cálcio e para a prevenção da perda da massa óssea que acontece em mulheres pós-menopausais.

Resultados de eficácia - O uso de suplementos de cálcio associado à vitamina D encontra-se muito bem estabelecido na prevenção e tratamento auxiliar da osteoporose pré e pós-menopausal e durante as fases de gestação e de aleitamento. Muitos estudos clínicos comprovam a eficácia e a segurança da suplementação de cálcio (1-4). Outras publicações defendem os benefícios da suplementação de magnésio, zinco, cobre, manganês e boro na prevenção da osteoporose (5-9). O uso de CALTRATE® tem sido avaliado em estudos clínicos (1-2). Em estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, com controle placebo, com acompanhamento de 4,3 ± 1,1 ano, CALTRATE® (carbonato de cálcio), na dose de 2 comprimidos/dia, promoveu o aumento da massa óssea em + 0,31% ± 1,80%/ano, comparado a -1,24% ± 2,41%/ano no grupo placebo (p < 0,001) (1). Referências: 1. Recker RR, Hinders S, Davies KM, Heaney RP, Stegman MR, Lappe JM, Kimmel DB. Correcting calcium nutritional deficiency prevents spine fractures in elderly women. J Bone Miner Res 1996; Dec, 11(12):1961-6. 2. Baron JA, Beach M, Mandel JS, van Stolk RU, Haile RW, Sandler RS, Rothstein R, Summers RW, Snover DC, Beck GJ, Bond JH, Greenberg ER. Calcium supplements for the prevention of colorectal adenomas. Calcium Polyp Prevention Study Group. N Engl J Med 1999; Jan 14, 340(2):101-7. 3. Nieves JW, Komar L, Cosman F, Lindsay R. Calcium potentiates the effect of estrogen and calcitonin on bone mass: review and analysis. Am J Clin Nutr 1998; Jan, 67(1):18-24. 4. NIH Consensus conference. Verdanal calcium intake. NIH Consensus Development Panel on Verdanal Calcium Intake. JAMA 1994; Dec 28, 272(24):1942-8. 5. Sojka JE; Weaver CM. Magnesium supplementation and osteoporosis. Nutr Rev 1995; Mar, 53(3):71-4. 6. Moonga BS. Zinc is a potent inhibitor of osteoclastic boné resorption in vitro. J Bone Miner Research 1995; 10(3):453-7. 7. Eaton Evans J. et al. Copper supplementation and the maintenance of bone mineral density in middle-aged women. J Trace Elements in Experimental Medicine 1996; 9(3):87-94. 8. Saltman PD et al. The role of trace minerals and osteoporosis. JAM Coll Nutr 1993; Aug, 12(4):384-9. 9. Beattie JH et al. The influence of a low-boron diet and boron supplementation on bone, major mineral and sex steroid metabolism in postmenopausal women. Brit J Nutr 1993; 69:871-884.

Indicações - CALTRATEâ 600 + M está indicado como suplemento vitamínico-mineral: na prevenção e tratamento auxiliar da osteoporose (desmineralização óssea); na gestação e no aleitamento.

Contra-indicações - CALTRATEâ 600 + M é contra-indicado nas seguintes condições: hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula; hipercalcemia; hipermagnesemia; hipercalciúria; hiperparatireoidismo; sarcoidose.

Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto - CALTRATEâ 600 + M deve ser administrado por via oral, segundo a posologia recomendada. Os suplementos de vitaminas e minerais são muito sensíveis à umidade, por isso evite manipular todos os comprimidos de uma vez. Recomenda-se retirar parcialmente o lacre do frasco, permitindo apenas a passagem do comprimido que será utilizado. Mantenha os comprimidos em seu frasco original e bem tampado.

Posologia - CALTRATEâ 600 + M deve ser administrado por via oral, na dose de 1 comprimido, uma ou duas vezes ao dia. Para melhor absorção, recomenda-se a sua administração junto às refeições. Não é recomendado tomar dois comprimidos ao mesmo tempo, pois doses altas comprometem a absorção de cálcio. CALTRATEâ 600 + M não deve ser administrado com alimentos ricos em fibras, como farelos, cereais ou pães integrais, pois estes podem interferir na absorção do cálcio.

Advertências - Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício antes de iniciar o tratamento para pacientes com as seguintes condições: história de litíase renal; insuficiência renal crônica (IRC) - pode aumentar o risco de hipercalcemia e hipermagnesemia. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária de menores de 12 anos de idade.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco - Este medicamento é contra-indicado na faixa etária de menores de 12 anos de idade. Não há relato de intercorrências até o momento sobre o uso do produto por idosos. Em pacientes com insuficiência renal com depuração de creatinina inferior a 25 ml/minuto, ajustes de dose podem ser necessários, dependendo dos níveis séricos de cálcio e de magnésio.

Interações medicamentosas - O cálcio pode interferir na absorção de alguns medicamentos orais, por isso, recomenda-se manter um intervalo de pelo menos 1 a 2 horas entre a administração de qualquer suplemento de cálcio e outro medicamento. No caso da calcitonina, o intervalo para a administração de cálcio deve ser de 4 horas; para agentes antibacterianos fluorquinolônicos, o suplemento de cálcio pode ser administrado 6 horas antes ou 2 horas após a administração destes agentes. O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a absorção de cálcio. CALTRATEâ 600 + M não deve ser administrado com alimentos ricos em fibras, como farelos, cereais ou pães integrais, pois estes podem interferir na absorção do cálcio. A suplementação de cálcio, suficiente para elevar a sua concentração sérica acima do normal, pode reduzir a resposta ao verapamil e, eventualmente, a outros bloqueadores do canal de cálcio. Estrogênios podem aumentar a absorção de cálcio. A suplementação com doses altas de cálcio em associação com diuréticos tiazídicos pode levar à hipercalcemia, devido à redução da excreção de cálcio.

Reações adversas a medicamentos - Nas doses recomendadas, não foram observadas reações adversas importantes. O uso de suplementos de cálcio pode ocasionar distúrbios gastrintestinais leves.

Superdose - A ingestão aguda de doses muito acima das preconizadas pode levar a manifestações gastrintestinais leves, tais como náusea, vômito e constipação, mas não há relato de hipercalcemia ou outra manifestação tóxica. Recomenda-se adotar medidas habituais de controle das funções vitais; raramente necessitará de tratamento específico.

SAC: 0800-175934.

Registro no M.S. 1.2110.0124.

WYETH Indústria Farmacêutica Ltda.

O Clinicabr é um software para area de saúde. Para consultar a venda de remédios, sugerimos alguns sites populares na internet. Farmácias e drogarias on line:

Farmagora - www.farmagora.com.br
Farmadelivery - www.farmadelivery.com.br
Netfarma - www.netfarma.com.br
Ultrafarma - www.ultrafarma.com.br
Drogaria Minas Brasil - www.drogariaminasbrasil.com.br
Onofre - www.onofre.com.br

Informamos que esta se destina unicamente para consultas e que o uso de medicamentos sem orientação adequada pode trazer riscos a saúde. O ClinicaBR recomenda a todos os pacientes a procurarem sempre uma orientação médica.

Acidex VIAGRA MICROVLAR SALONPAS GEL Cialis Adegrip TYLENOL Adeforte Uni Vir Creme Software Medico Rivotril Novalgina Adriblastina Rd Puran T4 Advil Adalat Retard Acular Acrosin Bulario Software Odontologico Acarsan Locao Ad-element Cadastrar Dorflex Aerolin CID-10 Absten S HIPOGLOS Ad-til Accuvit NEOSALDINA Acticalcin Acne-aid BUSCOPAN Adalat Ciclo 21